• Lúcia Lemos

A trilha sonora da Saga Aika: playlists no Spotify



Para os amantes de música: vocês sabiam que a Saga Aika conta com playlist oficial no Spotify? E não só uma: são duas playlists! Uma com músicas de minhas bandas favoritas e outra com trilhas sonoras de grandes compositores, que combinam com diversas cenas dos livros e especiais.


Curiosamente, eu não consigo escrever ouvindo músicas que contenham vozes. Parece que meu cérebro se distrai tentando decifrar significado das letras estrangeiras ou imaginando cenas com as letras brasileiras. 😅 É comum que eu escreva em silêncio ou ouvindo a playlist de trilhas sonoras, às vezes repetindo uma ou outra de acordo com as cenas que vou criando.


A playlist “Aika Saga” conta com cerca de 50 músicas atualmente feitas por artistas do mundo todo, variando do metal sinfônico ao Rock romântico. É a playlist que gosto de ouvir antes de escrever os livros já que muitas dessas músicas contém letras que se aproximam bastante aos meus personagens. Destaque para as Banda Babymetal, Within Temptation, Supercombo e Kalafina.

Já a Playlist “Aika Saga BGM” conta com mais de 80 músicas, sendo a playlist mais eclética. Há uma mistura de temas de animes, jogos e até mesmo filmes ocidentais. A maioria delas é de Yuki Kajiura, minha compositora de trilhas Sonoras de Animes favorita. Ela trabalhou em Puella Magi Madoka Magica, Kimetsu no Yaiba/Demon Slayer, Sword Art Online, Tsubasa Reservoir Chronicles e muitos outros animes e jogos. Também marca presença Kaoru Wada que foi recém adicionado ao Spotify. Wada marcou história com a trilha sonora de Inuyasha, meu anime favorito, e uma das mais belas do mundo.


Uma curiosidade: a música “Elegy” no CD japonês é na verdade “Aika”. Quando estava escrevendo o final do primeiro livro da Saga que descobri essa variante, cujos ideogramas significam “triste canção”, o que inspirou muito do conceito da história e da própria protagonista. Outra grande presença é de Two Steps from Hell, que cria incríveis músicas-temas de jogos e trailers de filmes, se tornando a banda com as melhores músicas para cenas de batalhas de Aika, Yoshiki também fez composições maravilhosas que têm me ajudado a escrever os dois últimos livros da Saga.

Quando Aika estava no Wattpad era comum que eu incorporasse vídeos com essas canções nos capítulos, embora nem todos ouvissem por contas de bugs da plataforma... 😥 Algumas das músicas mais importantes: Sprinter (Kalafina), Akatsuki e Ijime Dame Zettai (Babymetal) têm tudo a ver com a protagonista Aika! Sprinter é inclusive o “encerramento” que imaginei para o livro um. Já Let Us Burn é a “abertura” do livro. Destaque também para Star Sky (Two steps from hell), cuja a letra tem muito a ver com o encontro de Aika e Kurikara no início da saga e foi tema da ilustração de capa de Aika - a canção dos Cinco. Já o Kurikara tem inspiração em várias músicas, como Monstros (Supercombo), Bring me to life (Evanescence), Take back your spell (Almah) e Phoenix (Stratovarius). Inclusive, eu considero algumas músicas de metal como as aberturas ideais do anime Suzaku no Shonen Kurikara: Blood on My Hands (Xandria), Believe (Arven) e Warrior of Libertation (Jupiter). A música que mais define a Riko é Iron (Within Temptation), com uma curiosidade: a voz da senhora da música é a voz que inspirou sua mestra, Tsubaki Obara (cuja música tema é The flower of carnage, do filme Kill Bill). E a música mais perfeita para Iruka é Sol da Manhã (Supercombo). Já para Kinryuu a música ideal é All I Am (Almah), mas só no final de Aika vocês saberão porquê 😜… Enquanto que Tengaku (Wagakki band) é a abertura que eu imagino para o anime antigo do Kinryuu. Outra música de Almah tem esse mesmo nome e é a que escuto para pensar sobre os deuses e todo lado místico de Gattai. Atualmente, as músicas que mais estão me ajudando o terceiro livro de Aika é Road of Resistence (Babymetal), When time doesn’t heal (Allen Lande), Innocence (Shaman) e One More Light (Linkin Park). Essas duas últimas infelizmente contam com seus vocalistas falecidos 😭. E sem querer estão envoltas as mortes mais tristes que acontecerão no livro. Contudo, a música Arkadia de Babymetal é que mais escuto durante as anotações de Aika 4, pois tem tudo a ver com o final que imagino para a saga.

Nessa Playlist também há muitas músicas românticas atreladas aos sentimentos dos personagens, mas falar delas pode dar spoiler, então ficará no final do post!

Nem deu pra perceber que eu amo Metal, não é? 😅


No entanto, apesar da playlist ter um monte de canções de Rock e metal, no meio dela vocês verão que há uma música da cantora e compositora Enya, cujo estilo é New Age/Folk. O motivo? Exile é uma música que fala sobre saudades de casa e da força do inverno. Foi a música que mais escutei enquanto escrevia o final de Aika - o tabuleiro do oráculo. Quem leu vai entender a referência. Vocês verão que há diversas faixas do anime Tsubasa Chronicles na playlist de BGM como “A song of storm and fire”, “Hear our prayer” e “lost wings”. Elas foram tocadas com Aika há mais de dez anos! (e eu nunca vi o anime😅). A primeira em especial, é que toca na minha mente em momentos de batalhas. Outra música que merece destaque é a The Promise, da banda Secret Garden. Quem acompanhou Aika no Wattpad sabe que essa é a música tema da linda amizade do Kurikara e da Aika. Já a própria Aika tem sua BGM tema: “Will” de Yuki Kajiura. Madoka Magica é um dos meus animes favoritos e sua trilha sonora combina bastante com Aika, especialmente as faixas "Numquam vincar", "Decretum" e "Taenia memoriae".


É curioso o quanto Aika está conectada a essas músicas! Você pode ouvi-las enquanto lê os livros e especiais e, quem sabe, sentir no coração as emoções que elas me causam para escrever...



[SPOILERS A PARTIR DAQUI]






Tentando resumir: Pirce (One Ok Rock) e Unslasting (Miura Jam) tem muito a ver com a decepção amorosa que Aika sentiu, mas seu futuro grande amor aparecerá ao som de Wherever you are (One Ok Rock) e I don't Want to miss a thing (Aerosmith) 💓. Para Riko e Kurikara, o casal que amo e defenderei até a morte: Here Without you (3 doord down), All I Got (Arven), Break in (halestorm) na Playlist de músicas. De BGM, a música desses lindos é a belíssima (e um pouco triste) "Granpa's violin" de Yuki Kajiura, ao lado de Forever Love - Classical Version de Yoshiki.


Há muitas outras que ainda pretendo incluir! spero que tenham gostado 💖



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo