top of page
  • Foto do escritorLúcia Lemos

O Art nouveau nos animes e mangás

Atualizado: 7 de jan. de 2020

Ah, o Art Nouveau! Uma das minhas maiores paixões e um dos estilos mais encantadores que já vi.

Para quem não sabe do que se trata, o Art Nouveau é...


"...estilo ornamental utilizado em arquitetura, decoração, joalheria, ilustração etc., que se caracteriza pelo uso de linhas longas, ondulantes e assimétricas, muitas vezes apresentando elementos que lembram formas da natureza. Floresceu aprox. entre 1890 e 1910 e inspirou-se, em parte, na arte japonesa da gravura.  "

É muito difícil alguém não curtir o art nouveau e, curiosamente, ele tem inspiração japonesa. Quando o Japão se abriu para o mundo por volta da Era Meiji, as obras japonesas passaram a ser importadas principalmente pela Europa (período que foi conhecido como japonismo). Os artistas da época se encantaram com as cores e os desenhos planos, característicos do ukiyo-e. Com essas novas referências, surgiu um novo estilo, a "arte nova" (art nouveau é em francês), e um dos grandes nomes desse estilo foi Alphonse Mucha, um dos meus artistas prediletos.


Contudo, você sabia que nos mangás há uma forte presença dos elementos do art nouveau?


Ilustração do grupo CLAMP para o Mangá Guerreiras Mágicas de Rayearth (1993)

Recorte de uma das páginas do mangá Sailor Moon (1992)

Recorte do mangá RG Veda, 1989, também de autoria/ilustração do grupo CLAMP
Algumas capas do mangá Video Girl Ai (1989), de Masakazu Katsura.

Enquanto os artistas do Art Nouveau se inspiraram na arte japonesa, autores de mangás (principalmente de shoujo manga, ou seja, mangás voltados para o público feminino) acabaram também se apropriando desse estilo, inicialmente para retratar personagens femininas. As artistas do grupo CLAMP usam e abusam desse estilo, assim como a mangaká Naoko Takeuchi o fez com Sailor Moon. Já no caso de Video Girl Ai, há uma adaptação curiosa do estilo, onde as linhas e cores suaves são mantidas mas os elementos são mais geométricos, sendo alguns até futuristas. O mangá foi feito para a demografia shounen (mangás voltados para o público masculino), mas as belas personagens nas capas servem justamente para atrair os rapazes.


O estilo ficou mais popular com o remake de Sailor Moon em 2014, onde as artes promocionais do anime foram todas feitas com base no art nouveau de Mucha.



Vejam a semelhança com umas das pinturas de Mucha: 


Lindo, não acha?


Outro anime que se apropriou do estilo foi Gosick (2010) durante sua primeira abertura. O mais interessante foi ver os elementos animados.



Mas o art nouveau não teve apenas Mucha como representante! Outro grande nome do movimento foi Gustav Klimt e que fazia quadros com folhas de ouro, embora alguns o considerem apenas como simbolista. Em 2004, um anime se apropriou do estilo dele em sua abertura, chamado Elfen Lied:


Abaixo há um vídeo da abertura (contém cenas de nudez) onde pode-se ver as personagens do anime ilustradas como nos quadros de Klimt.



Particularmente. não sou fã de Elfen Lied, mas reconheço a beleza da arte do anime.


Como sou apaixonada por esses adornos de flores e círculos tão presentes no Art Nouveau, Aika acabou bebendo do estilo no título da saga e nos símbolos dos deuses. Futuramente, quero fazer mais ilustrações em art nouveau com meus personagens de Aika.


Vejam alguns dos meus desenhos com inspiração no Art Nouveau:


Desenho que fiz de minha amiga, Mariana Loyo
Fanart para o livro Tenshi, um anjos sem asas de Luciane Rangel
Ilustração de Aika para o Inktober 2016
meu presente de aniversário a minha grande amiga, Taiani Queiroz
A primeira versão da capa do Especial Aika 1 - A Pérola Cósmica de Kinryuu

Os símbolos dos deuses e magia do mundo fantástico de Gattai, palco de grande parte da Saga Aika


Espero que tenham curtido e até a próxima!

879 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page