top of page
  • Foto do escritorLúcia Lemos

Usando Materiais E Técnicas Orientais

Oi pessoal! Como alguns sabem, meu TCC envolve arte oriental e tenho pesquisado bastante - e sofrendo um pouco também xD

Já tinha decidido que usaria pincel ao invés de pintura digital, inspirada nas pinturas da antiga China. Até que me deparei com o dilema do material... Não encontrava nada por onde moro (aki no Rio de Janeiro) até que, finalmente, consegui um kit muito especial: os 4 tesouros do estúdio!

É como os chineses chamam o conjunto básico de materiais para estudar caligrafia e pintura, muito usado também para uma técnica japonesa de pintura chamada sumi-ê.


Tesouro 1: o pincel, chamado Fude. Feito de pele de animais, como cabra, lobo, doninha, cavalo e muitos outros. O mais caro é o de pelos de esquilo. Pode ter o cabo de bambo, madeira, cerâmica ou até jade! No meu kit veio pincéis diferentes e pequenos com cabo de bambo, onde o branco é o de cerdas mais macias e retém mais água; o castanho é o de cerdas mais duras e ideal para traçados e, por último, dois pincéis mistos. Eles também possuem cordinhas para serem pendurados e secar com mais facilidade. Muito engenhoso, não é?


Tesouro 2: a tinta em barra Sumi Pode feita a base de foligem e cola. É fabricado há séculos, com tons variados desde 200 anos antes de Cristo! Era feito assim para facilitar o transporte. Basta esfrega-lo sobre algumas gotas de água e ele vai se transformando em tinta. Quanto mais se esfrega, mais grossa ela fica.


Tesouro 3: a pedra Serve como Godê e é onde esfregamos a barra de tinta. Pode ter várias decorações ou mesmo ser mais simples, com uma cavidade para acumular tinta e uma borda para esfregar a barra e secar o pincel do excesso de tinta. O meu veio com um rosto de dragão entalhado ❤️


Tesouro 4: o papel O papel usado na técnica pode variar, mas a tradição levava papéis de arroz, amoreira ou bambo, que eram baratos de fazer. Eu ganhei um kit japonês de um amigo, mas no TCC usarei um papel mais encorpado para aguentar mais tinta.

Outras coisas legais que vieram no kit: uma pedra Sabão onde você pode gravar seu próprio selo (sim, iguais aqueles selos vermelhos lindos que você vê no cantinho dos desenhos orientais!), uma cera vermelha para carimbar, uma colher Zina, um apoiador de pincéis e um potinho lindo para dosar a água da tinta. E tudo em porcelana com desenhos de dragões gente!

Nem pirei. Um pouco. Mentira, eu gritei que nem criança quando peguei esse kit para usar a primeira vez XD.

O kit é muito bonito e delicado. Dá para encontrar na Internet pesquisando como kit para sumie, kit para caligrafia oriental ou 4 tesouros. Ele varia de 130 a 250 reais com pincéis pequenos, nas há kits com pincéis maiores. Também dá para achar a tinta em forma líquida se não quiser ficar esfregando a barra.

Alguns estudos que fiz:

Estudando a grossura da linha e pequenas manchas.

Testando até alguns ideogramas:

Mais fotos do kit:

Considero uma ótima aquisição para quem está querendo aprender e descobrir materiais novos! Um livro que tem me ajudado muito chama-se "Guide to Chinese painting & calligraphy". Infelizmente só tem em inglês, contudo os exercícios são bem explicados com passo a passo! (e o Google tradutor de celular tem a opção de fotografar um texto e traduzir na hora. Ajuda muito!)

Tenho estudado este tipo de arte, pois a arte tradicional chinesa é a mãe das artes orientais. Fora que eles inventaram tudo: a aquarela, a tinta, os primeiros papéis... O livro também fala sobre os tipos de materiais e faz um resumo de como a pintura chinesa evoluiu através das Eras.

Os estudos do livro estão me ensinando a ser mais paciente, perceptiva e desenvolver o traço mais espontâneo. É preciso muita delicadeza e cuidado com os materiais, o que é um desafio para alguém como eu, acostumada as facilidades da pintura digital e seu ctrl + Z. Admito que tenho um fraco maior pelas artes orientais e explorar isso no meu TCC tem sido muito legal! Pena que é difícil encontrar referências em português :(

Espero que tenham gostado e quando tudo estiver pronto, mostrarei aki meu TCC ❤️

Deixando com vocês um desenho do meu amado Kurikara, que fiz com o restinho de tinta que tinha sobrado na pedra :3

Até a próxima!

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page